sábado, 19 de setembro de 2009

A inauguração da sede de campanha

14 comentários:

  1. Ao Sr Ernesto e ao Sr Rodrigo Neto, pedido de esclarecimento.
    Tendo votado em vós nas ultimas eleições, creio ter o direito, de ver esclarecidas 2 ou 3 questões, por forma a bem decidir o meu Voto.
    1 - Que garantias tem de que o Sr Pereira vos deixa fazer alguns dos compromissos a que se predespõem, se não o conseguiram na "oposição"?
    2 - Qual a vossa posição, actualmente, acerca das questões que tem sido levantadas na Gestão da Junta, a nivel de pessoal, finanças e tribunais?
    3 - Qual a vossa posição acerca da passagem de S. Martinho do Porto, para o concelho das Caldas da Rainha?

    atentamente

    M. Pedro

    ResponderEliminar
  2. Boa noite Miguel Pedro,

    Em primeiro lugar agradeço o seu comentário e confiança depositada no nosso grupo de há 4 anos.
    Aproveito para convidá-lo para aparecer na nossa sede situada na Rua Conde de Avelar (junto aos CTT) no horário disponível no nosso blog (http://psd-smartinhodoporto.blogspot.com/).
    Informo-o ainda que, brevemente haverá uma sessão de esclarecimento da qual divulgaremos o local e hora em momento oportuno.
    Em relação às questões que nos coloca (a mim e ao Ernesto) deixe-me dizer-lhe que se não acreditássemos nesta equipa nunca faríamos parte dela. A nossa camisola é, e será a de São Martinho. Não temos qualquer objectivo pessoal, financeiro ou político.
    Nestes últimos 2 anos temos trabalhado com o actual executivo da Junta para melhorar alguns aspectos, nomeadamente na gestão da Junta. É evidente que, em termos de gestão, a Junta está bastante melhor do que há 4 anos atrás quando foi realizada a auditoria do Tribunal de contas. Mas muito há a fazer…
    Por último, parece-me que a mudança de São Martinho para as caldas não faz sentido, e tenho de admitir que estranho que este assunto tenha ressurgido a 2 meses das eleições. A mudança para as Caldas podia deitar por terra os projectos que a CMA tem para São Martinho, sendo as consequências incalculáveis para a Freguesia.
    Por ultimo, aproveito para referir que temos o total apoio do PSD de Alcobaça, o que nos parece ser fundamental para São Martinho.

    Com os melhores cumprimentos,

    Rodrigo Neto

    ResponderEliminar
  3. Boa noite!
    Dpois de ter lido o v/programa fiquei com algumas dúvidas que gostava fossem esclarecidas.

    Em relação ao Parque de Campismo,vão fazer investimentos num local que perspectivam acabar?
    E já têm alguma noção da localização do próximo?

    Na Educação falam numa eventual colaboração com a Biblioteca Escolar. Contactaram, préviamente, o responsável da respectiva biblioteca para aferirem da receptividade dessa colaboração?

    No Plano de Actividades/Eventos pensam incluir a celebração de Passagem de Ano?

    Que tipo de melhoramentos pensam para o acesso à praia da Gralha?

    Qual a localização dos sanitários na avenida Marginal?

    Antecipadamente grato pela v/atenção, sou

    Um eleitor

    ResponderEliminar
  4. O trabalho efectuado pela Coordenadora da Biblioteca Escolar e pela sua equipa é infelizmente um trabalho ainda muito desconhecido da maior parte da população.
    Para quem conhece o trabalho que tem vindo a ser efectuado e o esforço e dedicação que esta equipa tem tido para que haja um maior nº de alunos abrangido pelo Programa Ler +, adquirindo "o Gosto pela Leitura", bem como, a preocupação constante em melhorar a oferta e os espaços disponivéis, é certamente de louvar e de se apoiar.
    É imprescindível que criemos o gosto pela leitura nas nossas crianças e nos nossos jovens, é uma forma de nos "cultivarmos", de melhorarmos o nosso vocabulário, ortografia e interpretação.
    Do que conheço desta equipa, são pessoas disponivéis e receptivas a novos desafios e com toda a certeza seria uma mais valia a sua colaboração em alguns projectos de forma de promovermos a Biblioteca/ a Escola / a Cultura e os seus / nossos projectos, e de incentivar na só a população escolar mas também o resto da nossa população em geral.
    Este desafio é igualmente um reconhecimento a todo trabalho efectuado por esta Equipa da Biblioteca e, pela Direcção das Escolas, em prol dos nossos jovens e a possibilidade de dar a conhecer à comunidade um trabalho, sem dúvida, excelente e que deverá ser igualmente apoiado por todos.
    Eis, mais uma razão pela qual achamos que a criação/construção do Auditório permitirá igualmente a melhoria/divulgação da Biblioteca Escolar.

    Suzana

    ResponderEliminar
  5. O Plano de Actividades tem como objectivo principal unir todos aqueles que pretendem o melhor para S. Martinho do Porto. Todos aqueles que com o seu contributo, espírito de iniciativa e inovador, apresentem Projectos viáveis, concretizáveis, nas diversas áreas do Desporto/Cultura/Lazer/Outros, que incentivem à participação da população da Freguesia, bem como a sua Promoção. Tendo sempre em conta o Orçamento e a capacidade financeira da Junta de Freguesia.
    O Plano de Actividades permitirá a quem gerir a Junta de Freguesia, orçamentar correctamente os apoios a serem concedidos, tanto aos Clubes/Instituições/Comerciantes/Particulares e prever antecipadamente quais os eventos a serem promovidos turisticamente.
    Quanto à celebração da Passagem de Ano, pelo que assisti no ultimo ano, a Assembleia da Freguesia aprovou um montante de contribuição para este evento.
    Caso seja, um dos projectos apresentados por algumas das Instituições/Comerciantes nos próximos anos, ele será sempre analisado, é uma mais valia numa época baixa, podendo ser melhorado e reajustado mas isso dependerá dos seus promotores.

    Suzana

    ResponderEliminar
  6. Boa noite, Suzana!

    Começo por reconhecer que não tenho noção de quem seja mas agradeço o esforço feito para a tentativa de esclarecimento mas, desculpe, não respondeu às minhas questões apesar de mostrar estar "bem documentada".

    Consegue redigir bem mas as respostas ficam por dar e a esse tipo de discurso já estamos muito habituados com a nossa classe política que responde a tudo menos àquilo que lhes é perguntado!

    Acredito que o Sr. Manuel Pereira poderá dissipar as minhas dúvidas dando respostas concretas pois não acredito que os temas fossem incluídos no programa só "para encher"!

    Estou certo que os demais eleitores desta freguesia também gostarão de conhecer as respostas para um melhor esclarecimento de todos.

    Fico a aguardar!

    Obrigado

    ResponderEliminar
  7. Começo por lamentar o facto de achar que o nosso Programa foi dividido por temas e que os mesmos foram colocados de modo a "encher". Por essa mesma razão julgo ser imprescindível esclarece-lo.
    O nosso Programa resulta de um trabalho de equipa, no qual se optou por criar grupos de trabalho dentro da mesma, e de acordo com as competências e conhecimentos de cada um, em cada uma das áreas debatidas. Estes grupos continuarão a reunir-se de modo a que sejam analisadas a evolução/concretização dos nossos objectivos e a recolha de novas necessidades, ao longo do tempo.
    A área da Educação é um dos meus pontos fortes, dado que é nessa mesma área que possuo experiência profissional há já 5 anos, o que me torna conhecedora da realidade social, escolar e educativa da nossa Freguesia, poderei responder concretamente à sua questão:
    1." (...)Na Educação falam numa eventual colaboração com a Biblioteca Escolar. Contactaram, previamente, o responsável da respectiva biblioteca para aferirem da receptividade dessa colaboração? (...)
    Inicio por lhe aclarar que não é o mas a, é uma Senhora que é responsável, Coordenadora pela Biblioteca Escolar. A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de S. Martinho do Porto, é um "departamento" da Escola. O Agrupamento de Escolas tem uma Direcção, eleita recentemente, sendo este o órgão de administração e gestão nas áreas pedagógica, cultural, administrativa, financeira e patrimonial. Esta Direcção é igualmente dirigida por uma Senhora, a Directora do Agrupamento de Escolas de S. Martinho do Porto. A Directora do Agrupamento, ao longo dos anos, tem realizado algumas parcerias e colaborações com a Junta de Freguesia de S. Martinho e tem como um dos seus objectivos, para os próximos 4 anos para que foi eleita, "abrir" a Escola à Comunidade e continuar a manter parcerias entre o Agrupamento e a Junta de Freguesia, tal como a Junta de Freguesia pretende manter essa colaboração de forma a criar condições para a melhoria do contexto social, cultural e escolar, em que estamos inseridos. Portanto se de ambos os lados existe vontade, há a certeza da receptividade.

    Suzana

    ResponderEliminar
  8. 2. " (...) No Plano de Actividades/Eventos pensam incluir a celebração de Passagem de Ano? (...)"
    A Passagem de Ano é um evento que em termos de animação e marketing turístico é favorável para a Freguesia, porque acontece numa época baixa, mas durante um período de férias e cria condições para que haja movimento em termos comerciais, a nível da restauração e da hotelaria.
    Se uma das nossas apostas é a promoção turística da Vila, especialmente em épocas baixas, é óbvio que este é um dos possíveis eventos que podem ser dinamizados.
    Este evento foi iniciado por umas das Associações da Freguesia, sendo ela a promotora,logo, as decisões de programação não dependem directamente da Junta de Freguesia, mas sim, da Associação. Até ao momento o que foi solicitado pela Associação à Junta de Freguesia, foi colaboração em termos financeiros.
    Pessoalmente, reconheço que é um evento ao qual devemos dar continuidade, igualmente, que deverá ser apoiado por todos aqueles que beneficiam com o mesmo, pois só com essa colaboração se poderá melhorar, inovar e manter a continuidade.

    Suzana

    ResponderEliminar
  9. 3. " (...) Começo por reconhecer que não tenho noção de quem seja (...)"
    A nossa Sede de Campanha está sempre aberta ao longo da semana, durante o horário afixado, estando sempre alguém da equipa presente para o esclarecer.
    Informo-o que estou sempre disponível para o receber na Sede de Campanha, ao Sábado à tarde das 15h às 18h30, excepto este sábado, vésperas das Legislativas. Ou, em qualquer dia da semana, depois das 21h30, caso pretenda conhecer melhor a nossa equipa ou para mais algum esclarecimento.

    Suzana

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde, Suzana!

    Percebo agora que se trata da Suzana Marques, candidata pelo PSD, a pessoa que me está a responder.

    Começo por lhe agradecer o tempo que me tem dispensado e o esforço feito para encontrar respostas.

    Em relação à Biblioteca Escolar posso adiantar que existe algum desconforto entre professores da escola onde a Suzana trabalha por verem a instituição citada no v/programa sem ter havido um acordo que, a ter acontecido, seria um mau exemplo pois há instituições que são "obrigadas" a ficar distantes de movimentos político-partidários.

    Relativamente à comemoração de Passagem de Ano a sua resposta foi clara, que agradeço, mas o mesmo já não pode ser dito em relação às restantes.Porquê? São questões menores? Se o blog fosse muito visitado, e as questões fossem muitas, percebia da dificuldade para responder mas, infelizmente, não é o que se passa..
    Assim sendo, ainda fico na expectativa que me venha a dar as respostas que faltam.

    Sempre vivi com um certo distanciamento estas "coisas" da política partidária e quando vejo a inclusão, em listas, de pessoas que têm como preocupação a defesa do SEU bem-estar em detrimento daquilo que entendo dever ser o sentimento comum, ou seja, o progresso da freguesia e suas gentes, mais afastado me sinto e acredite que não estou sózinho!
    Serve isto para lhe justificar a minha ausência dessa e de outras sedes partidárias em que exemplos destes pontificam.

    Obrigado

    ResponderEliminar
  11. O facto de se ter incluído a Biblioteca Escolar no nosso programa não era certamente com o intuito de criar mau-estar na área da docência, até porque, todo o cidadão comum, tem a perfeita noção que a Escola é um mundo completamente à parte da política, logo existe esse distanciamento em termos de organização pedagógica e de gestão escolar. O nunca ter nomeado nomes, diz bem desse distanciamento.

    Caso não tenha conhecimento, em breve, como já sucede com algumas Autarquias, o Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto, passará a ser em termos de pessoal não docente e de infra-estruturas/equipamentos da alçada da Autarquia Local. Por essa mesma razão julgámos pertinente que seja incluído no nosso Programa, a referência à Requalificação das Escolas, do Auditório, onde serão efectuadas parcerias entre a Escola e a Autarquia.
    Posso acrescentar, que o facto de aceitar o convite que me foi dirigido para fazer parte desta Lista, tem a haver com as competências adquiridas na área da Educação que permitirá ter a nível da autarquia local alguém com conhecimentos/sensibilidade para as mudanças que se avizinham.

    Para que me conheça melhor, no meu local de trabalho nunca mencionei estar numa Lista à Assembleia de Freguesia, os meus colegas de trabalho só tiveram conhecimento quando surgiram os 1ºs Programas, nem divulgo ou promovo o nosso Programa Eleitoral. Precisamente porque defendo que no meu horário laboral, sou a Assistente Técnica. Fora dos portões da Escola, volto a ser a cidadã, que cresceu em S. Martinho do Porto, que é mãe e Encarregada de Educação, que colabora na melhoria da Terra onde cresceu e vê os seus filhos crescerem.
    Sempre participei, colaborei e lutei para a melhoria de ofertas e condições da nossa Vila, agi e "incomodei", quem quer que fosse para alcançar os objectivos a que me propus como cidadã, e pela 1ª vez na vida aceitei participar numa Lista Candidata à Assembleia de Freguesia de S. Martinho do Porto.
    Portanto, em termos políticos sou o que se chama "verdinha", o mesmo não acontece relativamente aos meus conhecimentos e competências nas áreas de marketing, educação, pesca, àrea da distribuição, restauração, pois são essas as áreas em que trabalho/trabalhei, e nas quais tive formação e continuo a formar-me para evoluir. Hoje, estou na área da Educação, amanhã quem sabe se não voltarei ao marketing ou à restauração, penso que um individuo deve ter formação continua, deve acompanhar a sociedade, estar atento às mudanças/economia e não penso que um emprego seja para uma vida inteira.
    Espero que tenha sido esclarecedora em relação à minha pessoa e à minha forma profissional de estar na vida.

    Suzana

    ResponderEliminar
  12. Boa noite!

    Qualquer pessoa mais atenta sabe que estão a acontecer transferências, para as autarquias, do Pessoal Não Docente e de algumas infra-estruturas mas falta referir para quais autarquias. E, Suzana, não são as Juntas de Freguesia que passarão a ter essas competências mas, sim, as Câmaras Municipais! Logo, caem na base alguns dos seus argumentos.
    Como pessoa ligada à Educação, e se acontecer a sua eleição, peço-lhe que reinvidique um Centro Escolar que o actual executivo da Junta de Freguesia tratou(??) como um assunto de pouca importância para a Freguesia.

    Quanto ao seu perfil e curriculum vitae lamento desiludi-la mas não foi essa a causa da minha participação neste blog. Como sabe a minha motivação foi a de obter respostas para as minhas dúvidas mas, até agora, a fuga a essas mesmas respostas tem sido uma constante e porque este nosso "diálogo" já vai longo e inconclusivo julgo estar chegado o momento para ser encerrado. Lembro-lhe que das cinco questões que formulei apenas uma teve resposta concreta e concisa; outra teve como resposta uma grande divagação e as restantes três foram, pura e simplesmente, ignoradas! Porquê? Por não terem respostas para dar, certamente!Se existissem decerto as teriam dado, ou não?

    A Suzana indignou-se e contrariou-me quando escrevi que "incluíam temas só para encher" mas com a ausência de respostas obriga-me a manter essa opinião.

    Para terminar quero apenas agradecer-lhe o tempo que me dedicou, dando o seu melhor, mas na realidade continuo por ser esclarecido nas diversa matérias que abordei. Lamento.

    Obrigado

    ResponderEliminar
  13. Caro Fernando,
    Agradecemos a sua insistência pela resposta às suas questões.
    Pedimos-lhe que continue atento ao blogue e ao nosso material de campanha (em breve haverá novidades) e verificará que essas suas dúvidas serão esclarecidas.
    De qualquer forma, e após a distribuição do nosso novo material de campanha, teremos todo o gosto em esclarecer-lhe ass 3 questões que ficaram em aberto: Wc's, parque de turismo e acesso à praia da Gralha.

    ResponderEliminar
  14. Caro Fernando,

    Agradecemos uma vez mais o seu interesse.
    Relativamente à praia da Gralha, pensamos serem urgentes os seguintes melhoramentos:

    • Melhorar o acesso - o acesso está vedado com uma corrente junto ao areal. As pessoas que utilizam a praia necessitam de agarrar-se aos postes metálicos e corrente para não caírem na falésia pois estes estão colocados até à berma da falésia (esta corrente está colocada após o parque de lá de baixo). Existe ENORME perigo das pessoas escorregarem e caírem de uma altura de metro e meio (mais ou menos). Esta corrente deveria ser colocada apenas para evitar a passagem de carros.
    • Colocação de sinalética de alerta da perigosidade das águas da praia
    • Colocação de informação de Praia Não Vigiada
    • Colocação de informação de Praia Dourada
    • Colocação de informação adequada que indique a localização da praia (a única que existe é na estrada do facho e é uma pequena tabuleta escrita à mão (muito insuficiente para a qualidade da praia)


    Relativamente à questão do Parque de Turismo, importa salientar que em reunião de Câmara Municipal foi aprovada a emissão de licença de utilização pelo período de 3 anos, pelo que para este mandato a situação do Parque de Turismo não deverá sofrer grandes alterações.
    Contudo, não podemos esquecer a procura de alternativas para a sua deslocalização.
    Sabemos o valor que aqueles terrenos possuem, e sabemos quem é o seu proprietário – a Freguesia de São Martinho do Porto.

    ResponderEliminar